Sobre o des(apego) humano

Existe uma coisa entre precisar ou não de alguém, talvez eu não seja a melhor pessoa pra falar sobre o assunto mas talvez, eu precise lhe dizer...
O desapego de coisas tangíveis em nossa vida muitas vezes pode parecer um absurdo, ridículo, "o fim do mundo", mas podem parecer também, uma enorme porta de saída. O que realmente é verdadeiro?
Desapegar muitas vezes é um sacrificio diante do pensamento que nunca viveremos sem isso ou aquilo. Um namoro, um perfume, uma amizade, um sapato de salto, uma saia de grife, o creme que promete milagres, a carne como alimento, as maquiagens que escondem nossa verdadeira feição, a escola, uma casa, uma cidade, uma baladinha barata, um hábito ridículo... A resistência ao deixar de lado, pra lá, pra trás muitas coisas, prendem as pernas de quem realmente busca uma verdadeira mudança tanto interna quanto externa, bloqueia o certo do seu errado. O que seria de uma pessoa obesa que sonha emagrecer, se ela não larga seu irresistível chocolate? O que faria a adolescente apaixonada que sofre por um menino, almejando alguém melhor, se ela não deixar o pior de lado? Você estaria em uma morada nova, se continuasse na sua moradia antiga?
A liberdade não habita em uma morada com diversos tipos de apego. Se você é livre não deixa de viver nada, caso você esteja no momento presente. Liberdade faz parte do desapego, do deixar ir para o, eu o recebo como lição de algo que não permanecerá para sempre.
Desapegar-se de pessoas não quer dizer estar livre de sentimentos e relacionamentos, e me bloquear na solidão.  Se você observar bem, quando algo lhe faz bem e faz parte da sua energia, do seu Universo, não existe apego. As pessoas vem e voltam e tudo que é intangível não tem um mau valor.  
Mas quando o objeto está apenas ao nosso alcance fisicamente, certamente não precisamos dela. Muitas vezes ela foi e voltou, e nada trouxe além de sua cara amassada.
A falta do que fazer é muitas vezes tida como carência. E pra te falar a verdade, estou desapegada demais do mundo, pra sentir falta de alguém que queira (me) completar o que já está repleto.


E se algum tipo de perfume barato impregnar na sua roupa, jogue-a fora. Não se lamente do passado, mesmo que este passado pertença a 1 hora atrás da sua noite. Nunca é tarde pra deixar de lado, o que nunca esteve a sua frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário